segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A BÍBLIA - INFORMAÇÕES GERAIS - 1ª Parte

Para se realizar qualquer estudo, é de suma importância se conhecer o maior número de dados sobre o objeto a ser estudado. No caso da Bíblia, esse conhecimento é fundamental. Sem ele, ficaríamos sem entender muito de seu conteúdo. Por exemplo, embora relate a história de fé de um povo desde a sua origem, a Bíblia não é um livro de história científica. Claro e evidente que ela relata muitos casos verídicos, mas sem a preocupação de datação exata e de detalhes históricos científicos. Em seu bojo existem livros em vários estilos literários e alguns no estilo de novelas e parábolas, que não relatam fatos realmente ocorridos, mas que serviram de exemplo e/ou correção para desvios morais e para analisar, criticar e denunciar determinadas situações. Enfim, é preciso conhecer um pouco tudo isso para um melhor entendimento e aproveitamento do estudo.  Vamos lá?

O nome ‘Bíblia’ vem do grego ‘biblos’, que significa ‘livro’. Daí o diminutivo ‘biblon’ = a livrinho, que no plural fica ‘Bíblia’. Portanto, o que conhecemos como Bíblia é um único volume formado por 73 livros de tamanhos diferentes e escritos por diversos autores ao longo de muitos séculos. Podemos dizer com isso que temos nas mãos uma biblioteca.

Divisão da Bíblia
A Bíblia está dividida em duas partes num total de 73 livros:

- O Antigo Testamento (que se abrevia AT) ou Velho Testamento com 46 livros, escritos antes de Jesus Cristo (a.C.).

- O Novo Testamento (que se abrevia NT) com 27 livros, escritos depois de Jesus Cristo (d.C.).


Testamento.

A palavra testamento vem do latim ‘Testamentum’, tradução da palavra hebraica PACTO, ALIANÇA.
O Antigo Testamento contém os livros que se referem à Antiga Aliança que Deus fez primeiro com Adão, depois com Noé, Abraão e, sobretudo com Moisés.
O Novo Testamento contém os livros que se referem à Aliança Nova e definitiva, feita por Jesus Cristo.
Na Bíblia Hebraica (Bíblia do Povo Judeu) não existe o Novo Testamento, porque esse povo não considera inspirados os livros que o compõem. E mesmo alguns livros e trechos que constam da Bíblia católica, escritos em grego, não são por eles reconhecidos como inspirados. Veremos isso mais adiante.

Segue uma síntese informativa sobre os Livros Bíblicos. Quando do estudo de cada um, serão aprofundadas as questões referentes a eles. É importante ressaltar que as datas mencionadas nas sínteses a seguir são as correntes na atualidade. Os estudos sobre a Bíblia continuam, com o uso de todas as ciências disponíveis (geografia, história, arqueologia, antropologia, paleografia, exegese, hermenêutica, entre outras). Portanto, é possível e bastante provável que novas descobertas possam alterar algumas das informações constantes do nosso estudo.

Antigo Testamento
O Antigo Testamento ou Primeiro Testamento, ou ainda Velho Testamento, como era chamado no século XVII, está dividido em quatro grandes partes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Sapienciais, e Proféticos.

Pentateuco
É uma palavra grega que significa cinco livros. Os primeiros livros do Antigo Testamento são chamados ‘Pentateuco’. Conhecidos também por TORÁ = LEI, porque contém a Lei da Antiga Aliança.
Os livros do Pentateuco são:

- Gênesis (Gn) - É uma palavra grega que quer dizer ‘origem’. Narra as origens do mundo e do homem, a corrupção da humanidade e o dilúvio. A aliança de Deus renovada com Noé. Conta-nos também a formação do Povo de Deus e a história dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó.

- Êxodo (Êx) - É uma palavra latina que significa ‘saída’. Relata sobre o cativeiro do Povo de Deus no Egito, a libertação do mesmo pela mão de Moisés, a experiência da caminhada rumo à Terra Prometida e a Aliança selada sobre o monte Sinai, com a entrega por parte de Deus dos Dez Mandamentos.

- Levítico (Lv) -  Provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função de sacerdotal no meio do seu povo. É o livro que trata das leis sobre o culto divino. Uma espécie de ‘ritual’ dos sacrifícios oferecidos a Deus naquele tempo. Os Judeus do tempo de Jesus observavam essas leis baseados justamente no Levítico.

- Números (Nn) - Chama-se Números por causa dos recenseamentos e séries de números nele contidos. Narra a parte final da caminhada do Povo de Israel pelo deserto do Sinai até a entrada na Terra Prometida. Também fala das lutas que os israelitas enfrentaram perante os povos que ocupavam as fronteiras da Palestina.

- Deuteronômio (Dt) -  Quer dizer ‘Segunda Lei’. É o livro que relata novamente a promulgação da Lei da Aliança. Convida à conversão e felicidade.

Históricos
Os livros históricos são 16 (dezesseis). Eles narram as histórias do Povo e seus líderes, desde a entrada na terra prometida (Terra de Canaã) até quase a época de Jesus Cristo.
Os Livros Históricos são:

- Josué (Js) - Relata a conquista e a partilha da Terra Prometida. Com a morte de Moisés, a missão  de levar o Povo até a terra de Canaã fica com Josué. Fatos ocorridos aproximadamente entre 1230 e 1200 a.C.

- Juízes (Jz) -  Entre a morte de Josué e a constituição da Monarquia, as tribos são governadas por chefes carismáticos: os juízes. Relata fatos ocorridos aproximadamente entre o 1200 e 1020 a. C.

- Rute (Rt) -  Apresenta uma história familiar visando orientar a luta do Povo pobre em busca de seus direitos. Ela se torna bisavó do rei Davi, de cuja família vai nascer Jesus. No livro são colocados os princípios que devem orientar a reorganização de uma comunidade que sofreu grandes abalos.

- 1Samuel (1Sm) - Samuel chamado por Deus desde a infância e educado pelo Sacerdote Eli, foi ao mesmo tempo profeta e o último dos Juízes de Israel. O livro narra o surgimento da monarquia com a escolha de Saul, que depois foi substituído por Davi. Acontecimentos que se situam aproximadamente entre 1040 e 1010 a.C.

- 2Samuel (2Sm) - O segundo livro de Samuel relata sobre o grandioso reinado de Davi. Fatos ocorridos entre 1010 e 971a.C.

- 1Reis (1Rs) - Continua o relato sobre a monarquia iniciada com Saul e Davi. Depois de Salomão, o Império se divide em dois reinos: Reino de Israel ou do Norte, Reino de Judá ou do Sul. Fatos ocorridos entre 971 a 853 a.C., sendo que em 931 a.C. acontece a divisão do Império. (1ª briga entre herdeiros).

- 2Reis (2Rs) -  Continua  com a história dos dois reinos, a decadência sócio-político-espiritual dos mesmos até o relato da queda, seja do Norte quanto do Sul e as deportações no cativeiro. Fatos ocorridos entre 853 a 561 a. C. Em 722 a.C.- Ruína do Norte. Em 586 a. C. - Ruína do Sul.

- 1Crônicas (1Cr) - Releitura da história, de Adão até Davi.

- 2Crônicas (Cr) - Releitura da história de Salomão até a deportação para a Babilônia. Os dois livros das Crônicas foram elaborados no início do século IV A. C.

- Esdras (Esd) - Continua o relato da história de Israel a partir da volta do exílio e a reconstrução do templo e da comunidade. Fatos ocorridos entre 538 e 515 a. C.

- Neemias (Ne) - Continuando a história do pós-exílio fala a respeito da reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Fatos ocorridos entre 515 e 400 a. C.

- Tobias (Tb) - O livro apresenta o exemplo de um judeu justo e fiel a Deus, mostrando que a verdadeira sabedoria, o caminho que conduz à felicidade, consiste em amar a Deus e obedecer aos mandamentos. Neste livro, os dados históricos entram só como ‘pano de fundo’, o que interessa é fortalecer a identidade do Povo revalorizando a fé, as tradições e seus valores. É um dos Deuterocanônicos.

- Judite (Jt) - Judite é a jovem Israelita fiel à Lei que, com fé em Deus e confiando no poder da oração, defende seu Povo mostrando que o poder da fé e a confiança em Deus têm mais força que um exército armado. O autor está interessado em transmitir uma mensagem: a memória da fé, da coragem, das táticas de um povo oprimido em luta contra o opressor. É um dos Deuterocanônicos.

- Ester (Est) - A rainha Ester, esposa de Assuero, rei da Pérsia, intercede e salva os judeus estabelecidos na Pérsia, onde eram duramente hostilizados. Mais do que história temos um conto que analisa a situação da comunidade judaica espalhada entre as nações estrangeiras. Os textos 10, 4-16, 24 são considerados Deuterocanônicos.

Os livros de Tobias, Judite e Ester são novelas ou romances. Não refletem acontecimentos históricos propriamente ditos, no entanto servem de modelo para analisar em profundidade certas situações reais.

- 1Macabeus (1Mc) - O livro conta as lutas dos cinco filhos do sacerdote Matatias contra os reis gregos e o grupo judaico que a eles se aliaram. Relata fatos ocorridos entre 175 a 134 a. C.  É um dos Deuterocanônicos.

- 2Macabeus (2Mc) - Estão relatados novamente os fatos ocorridos na Judéia entre 175-161 a. C. O segundo livro é uma narrativa paralela a IMc 1-7. É um dos Deuterocanônicos.

Livros ‘Poéticos e Sapienciais’
‘Sapienciais’ é o nome dado a 5 (cinco) livros do Antigo Testamento: Provérbios, Jó, Eclesiastes(Coélet), Eclesiástico(Sirácida) e Sabedoria.
A esses são acrescentados dois livros poéticos: Salmos(150) e Cântico dos Cânticos.
Esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel. Neles encontramos a expressão da sabedoria e dos sentimentos do Povo: ditados, poesias, cantos, orações.

Livros sapienciais

- Jó (Jó) - Os Judeus achavam que o sofrimento significava castigo e abandono de Deus. O Livro de Jó mostra o contrário: Jó sofre e é um justo amado por Deus. É uma contestação à doutrina da retribuição <=> Deus devolve o bem com o bem e o mal com o mal.
O tema central deste livro é a questão mais profunda da religião: a natureza da relação entre o homem e Deus. Provavelmente foi escrito em sua maior parte durante o exílio, no século VI a.C.

- Salmos(Sl) - A palavra Salmos quer dizer: Oração cantada e acompanhada com instrumentos musicais. Os Salmos são oração, expressão da experiência do homem e do Povo aliado com Deus. São também poesias, forma mais apropriada para expressar a realidade da vida penetrada pelo mistério de Deus.

- Provérbios (Pr) - O livro dos Provérbios, agrupando ditos, sentenças e alguns desenvolvimentos maiores, é um verdadeiro resumo da sabedoria de Israel. Não foram todos escritos por um mesmo autor e não pertencem todos à mesma época. A maioria deles nasceu da experiência popular, que foi depois burilada e editada por sábios profissionais desde o tempo de Salomão (950 a.C.) até dois séculos depois do exílio(400 a.C). Foram atribuídos ao rei Salomão por causa de sua fama de sábio(1Rs 3-5).

- Eclesiastes (Ecl) ou Coélet - Pretende ser uma análise crítica, lúcida e realista sobre a condição humana a partir da realidade da Palestina daquele tempo. ‘Coélet’ significa ‘diretor acadêmico’: era um sábio que instruía o povo. Trata-se de um livro profundamente crítico, lúcido e realista sobre a condição do povo da Palestina, por volta do século III a.C.
‘Sabedoria de Salomão’ é fictício, pois o autor é um judeu de Alexandria, que escreveu o livro pelo ano 50 a.C. É um dos Deuterocanônicos.

- Cântico dos Cânticos (Ct) - Se apresenta como uma coleção de cantos populares de amor, usados talvez em festas de casamento, onde noivo e noiva eram chamados de rei e rainha. Aborda a mais profunda, universal e significativa experiência humana: o amor. Remonta ao século V ou IV a.C. Foi atribuído ao rei Salomão, reconhecido em Israel como patrono da literatura sapiencial.

- Sabedoria (Sb) - O autor, preocupado em salvaguardar a Fé dos judeus que moravam em Alexandria (centro político e cultural grego) ensina a verdadeira sabedoria, que vem de Deus, que conduz a uma vida justa e à felicidade.

- Eclesiático (Eclo) ou Sirácida - O livro faz considerações sobre a vida humana mostrando o valor estável da Lei de Deus que conduz o homem ao que é eterno. Procura educar o ser humano para uma vida feliz. É um dos Deuterocanônicos.
Sirácida por causa do nome do autor, ‘Jesus filho de Sirac...’ (Eclo 50,27), que escreveu  o livro pelo ano 50 a.C.


Livros Proféticos

Os livros Proféticos são 18 (dezoito). Trazem a vida e a mensagem dos Profetas. O Profeta, na Bíblia, é aquele que fala em nome de Deus, denunciando as injustiças, consolando o povo e anunciando a vinda do Messias.

- Isaías (Is) - Foi o maior Profeta de Israel. Nasceu em Jerusalém por volta de 760 a.C. O livro se divide em três partes: 1º Isaías: condena as alianças. 2º Isaías: consola o Povo no exílio. 3º Isaías: estimula o povo na volta do exílio.
Lidando com as grandes mudanças internacionais, Isaías condena as alianças com as grandes potências porque só a fidelidade a Deus poderá salvar a Nação.
O tema central deste livro é: a Santidade de Deus; isto é, só Deus é Absoluto.
Embora se mantenha o nome Isaías para os três livros, provavelmente, apenas o primeiro livro foi escrito pelo profeta; os seguintes são de autoria de seus seguidores.

- Jeremias (Jr) - Nasceu no ano 650 a. C. Profetizou entre os anos 627 e 658 a.C.
Plenamente consciente de sua missão, Jeremias anuncia com todas as forças o projeto de Deus presente na Aliança. Sai em defesa dos pobres, oprimidos e fracos e denuncia abertamente as falsas seguranças religiosas unidas a uma prática injusta e idólatra. Por isso foi perseguido e humilhado.

- Lamentações (Lm) - Livro composto nos anos 586 a.C. Após a destruição de Jerusalém e a deportação do Povo. São cantos fúnebres que descrevem de modo doloroso e em forma poética a destruição da cidade de Jerusalém pelos babilônios e os acontecimentos que se sucederam a essa catástrofe: fome, sede, matanças, exílio.

- Baruc (Br) - Baruc que quer dizer: ‘abençoado’. Foi discípulo de Jeremias. O autor visa conservar os sentimentos religiosos dos israelitas dispersos pelo mundo todo, após a ruína de Jerusalém.

- Ezequiel (Ez) - O profeta exerce sua missão no meio do povo deportado na Babilônia, procurando levar o povo à Aliança com seu verdadeiro Deus. Fala do Messias como de um pastor que vai apascentar o seu rebanho, e anuncia a restauração de Israel entre os anos 593 a 571 a.C.

- Daniel (Dn) - De autor desconhecido, o livro apresenta um personagem ideal que sofre junto com a comunidade que está sendo perseguida. A finalidade do livro de Daniel é sustentar a esperança do povo fiel e provocar a resistência contra os opressores. Textos Deuterocanônicos 3, 24-90; 13-14

- Oséias (Os) - Deve ter profetizado por volta dos anos 750 a.C. Fala das infidelidades de Israel com seu Deus denunciando todo tipo de idolatria que ele chama de prostituição. Compara também a união de Deus com seu povo ao amor de um noivado.

- Joel (Jl) - Parece ter profetizado entre os anos 400 e 350 a.C. Uma expressão une todo o livro: o dia de Javé, isto é, o juízo final: o grande dia em que a humanidade prestará contas a Deus.

- Amós (Am) - Era camponês e pastor. Profetizou entre os anos 780 a 744 a.C. Amós condena as injustiças sociais que massacram o povo, especialmente a corrupção dos Juízes e a opressão dos pobres. Ameaça tais injustiças com castigos.

- Abdias (Ab) - Profetizou lá pelos anos 550 a.C. Aborda o tema da solidariedade dos mais fracos diante do poder opressor. Anuncia castigos contra Edom (idumeus) e o triunfo de Israel no dia de Javé.

- Jonas (Jn) - Apresenta o tema da misericórdia de Javé que não é um Deus nacional, mas um Deus de toda a humanidade. O livro de Jonas, mais do que um livro profético poderia ser colocado na linha sapiencial, no estilo de uma novela.

- Miquéias (Mq) - Profetizou no mesmo período de Isaías (século VII a.C.). Denuncia um mal mais perverso do que a própria guerra em andamento: a cobiça e as injustiças sociais, nas quais ele vê a causa principal da ira de Deus.

- Naum (Na) - Profetizou entre os anos 633 a 612 a.C.  Naum deixa bem claro que os grandes poderosos do mundo não são eternos. Por mais que eles dominem e humilhem os pequenos um dia ruirão como Nínive.

- Habacuc (Hab) - Profetizou entre os anos 625 a 598 a.C. Vendo o seu país sofrer uma opressão violenta pede socorro a Deus; analisando pois o problema do mal, diz que no final Deus salvará os justos e punirá o mal.

- Sofonias (Sf) - Profetizou entre os anos 640 a 630 a.C. Ele mostra como sobre toda essa situação de injustiça, exploração e idolatria pesa o julgamento de Deus: o dia de Javé.

- Ageu (Ag) - Profetizou por volta do ano 520, depois da volta dos exilados, no tempo em que a comunidade judaica procurava reconstruir suas bases de fé e vida social. Anima o povo na reconstrução do Templo e anuncia os tempos messiânicos; isto é, o povo voltará à sua grandeza anterior com um descendente de Davi.

- Zacarias (Zc) -  Contemporâneo do profeta Ageu, profetiza no mesmo contexto sócio-político-religioso. Prega uma reforma moral e exorta o povo a reconstruir o Templo. Fala da vinda do Messias e da conversão das nações.


- Malaquias (Ml) - O profeta fala do amor de Deus pelo seu Povo. E adverte que se Deus não está concedendo mais bênçãos é porque está havendo adultério, divórcios, etc. Provavelmente profetizou lá pelo ano 444 a.C.

Terminamos aqui a síntese dos Livros do Antigo Testamento. No próximo post veremos a dos Livros do Novo Testamento.

Até lá!

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