terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A BÍBLIA - INFORMAÇÕES GERAIS - 2ª Parte

Novo Testamento

O Novo Testamento é a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para estabelecer uma Aliança definitiva entre Deus e os homens. Os primeiros quatro livros são os EVANGELHOS.



Evangelho - É uma palavra grega que significa ‘boa notícia’. São escritos que nasceram em comunidades cristãs entre 30 e 70 anos depois da morte de Jesus, refletindo suas necessidades, seus problemas e seu compromisso de fé. Todos os fatos relatados ocorreram depois do nascimento de Jesus Cristo (d.C. = depois de Cristo).

Os Evangelhos são 4 (quatro): Mateus, Marcos, Lucas e João
Mateus, Marcos e Lucas são chamados de sinóticos (= olhar juntos), pois têm muitas coisas em comum entre si.

Evangelho Segundo Mateus (Mt) -  O Evangelho de Mateus é dirigido especialmente aos Judeus convertidos; por isso, tem o cuidado de mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.

Evangelho Segundo Marcos (Mc) - É a redação mais antiga dos evangelhos, feita no ano 70 d.C., provavelmente em Roma, onde o autor pôde ler e meditar as cartas de São Paulo. Marcos põe em evidência os milagres de Jesus, pois pretende mostrar a bondade do Senhor e sua divindade, não se preocupando muito com as datas. Seu Evangelho se dirige especialmente aos cristãos vindos do paganismo; portanto, de origem grega ou romana.

Evangelho Segundo Lucas (Lc) - Lucas apresenta a vida  e a atividade terrestre de Jesus como uma grande viagem que vai da Galileia até Jerusalém, centro político do judaísmo. É também o evangelista que mais fala sobre o nascimento e a infância de Jesus. Dirige-se especialmente aos cristãos de origem pagã: gregos e romanos. A originalidade de Lucas foi escrever 2 (dois livros) - Evangelho e Atos. Ele viveu em contato com os pagãos convertidos, demonstrando assim grande preocupação missionária.

Evangelho Segundo João (Jo) -  João escreve seu Evangelho de maneira original, penetrando o mistério das humilhações e da glória do Cristo. Fala da ‘vida Eterna’ como realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve não aos pagãos, mas aos cristãos. Um evangelista da escola de João transcreve a pregação do apóstolo. Um redator final deu a forma que chegou até nós (ano 100 d.C.).

Atos dos Apóstolos (At) - Atos dos Apóstolos encontra-se depois dos Evangelhos. Afirma que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, completando sua missão aqui entre nós e que depois dele, quem vai continuá-la será o Espírito Santo por meio dos apóstolos e evangelizadores, até os extremos dos confins da terra. Fala da época na qual nasce a Igreja. No livro dos Atos é apresentada a atividade dos Apóstolos como grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo naquela época. Quatro pontos se destacam no Livro: O Anúncio, a Catequese, a vidas das Comunidades e a Missão. Foi escrito entre os anos 80 e 90 d.C. por Lucas, o mesmo autor do 3º Evangelho. A Tradição, desde o II século, o identifica com o médico que acompanhou Paulo em parte de suas viagens.

As cartas de Paulo
As Cartas de são Paulo encontram-se depois dos Atos dos Apóstolos. Elas são respostas a situações concretas e a problemas específicos das primeiras comunidades cristãs, fundadas pelo grande anunciador do Evangelho, espalhadas em terras pagãs. Releva observar que as Cartas de Paulo são anteriores aos Evangelhos. Revelam as dificuldades, a perseverança e a ousadia na grande missão de fazer surgir grupos cristãos em meio a situações contrárias ao Evangelho. Podem ser divididas em 2 (dois) grupos: Cartas para as Comunidade e Cartas Pastorais.
Nota: Convém observar que algumas Cartas atribuídas a Paulo pela tradição, tem hoje sua autoria discutida ou mesmo contestada e, isso se deve, como dissemos, à evolução das ciências aplicadas ao estudo das Sagradas Escrituras. Esse assunto será abordado com mais detalhes futuramente.

Cartas para as Comunidades
As Cartas para as Comunidades são àquelas enviadas por Paulo às comunidades que ele fundara. Elas são 9 (nove).

Carta aos Romanos (Rm) - Somente a fé em Jesus Cristo pode salvar. Paulo não fundou esta comunidade.

1ª Carta aos Coríntios (1ªCor) - Ensina como superar os conflitos na comunidade. Corinto era uma rica cidade comercial. Paulo fundou a comunidade entre os anos 50 e  52 d.C.

2ª Carta aos Coríntios (2ªCor) - Nos diz que a força se manifesta na fraqueza. É, portanto, uma dose de ânimo para a comunidade que se sente desanimada.

Carta aos Gálatas (Gl) - A Galacia era uma região da Ásia Menor.  E esta carta é um manifesto da liberdade cristã.

Carta aos Efésios (Ef) - Tem com eixo central, o Mistério e a vida da Igreja. Paulo escreveu esta carta na prisão.

Carta aos Filipenses (Fl) - Felipos foi a 1ª cidade europeia a receber o Evangelho. Essa carta tem como objetivo fornecer critérios para distinguir o verdadeiro Evangelho.

Carta aos Colossenses (Cl) - Colossos era uma pequena cidade da Ásia Menor. Esta carta tem como objetivo principal afirmar que Cristo é a imagem do Deus invisível.

1ª Carta aos Tessalonicenses (1ªTs) - É o primeiro escrito do NT (50-51 d.C.). Tessalônica era uma grande cidade comercial.  Esta carta tem como eixo central: a fé, a esperança e o amor.

2ª Carta aos Tessalonicenses (2ªTs) -  O tema central desta carta é: Como resistir aos conflitos.

As Cartas Pastorais
As cartas Pastorais são àquelas enviadas para as lideranças das comunidades.  Elas são 5 (cinco).

1ª Carta a Timóteo (1ªTm) - Timóteo foi discípulo e colaborador de Paulo. Esta carta é uma instrução para o ministério.

2ª Carta a Timóteo (2ªTm) - Foi escrita na prisão em Roma (ano 67 d.C.). Nela Paulo faz algumas considerações sobre os últimos dias.

Carta a Tito (Tt) - Tito é o delegado pessoal de Paulo na ilha de Creta. Esta carta fala da sã doutrina, isto é, a vontade salvadora de Deus trazida por Cristo.

Carta a Filemon (Fl) -  Esta é uma carta de recomendação para o escravo Onésio, cujo objetivo é alertar para o preconceito e exploração. ‘Em Cristo somos todos irmãos’.

Carta aos Hebreus (Hb) - Escrita por um discípulo de Paulo e trás como mensagem central: Cristo, Único e verdadeiro Sacerdote.

As Cartas Católicas
As cartas católicas são  àquelas encontradas logo depois das Cartas de Paulo. A palavra católica significa ‘universal’. Essas cartas são assim chamadas porque foram escritas para uma comunidade ou pessoa em particular, mas endereçada a toda a Igreja. Elas são 7 (sete).

Carta de São Tiago (Tg) - Autor: Judeu de origem grega do final do I séc. Para ele a fé sem obras é morta.

1ª Carta de São Pedro (1ªPd) - Esta carta foi escrita para as comunidades da Ásia Menor. Ela chama a atenção para a autenticidade do testemunho.

2ª Carta de São Pedro (2ªPd) - É o último escrito do NT (meados do séc. II). Ela ensina como perseverar na esperança.

1ª Carta de São João (1ªJo) - O objetivo do autor é afirmar que o dinamismo da Fé é o Amor.

2ª Carta de São João (2ªJo) – Esta carta é um complemento da primeira. Aqui o autor convida a Igreja a viver na verdade.
As duas cartas foram escritas no fim do séc. I por João ou um discípulo  seu  e dirigidas às comunidades da Ásia Menor.

3ª Carta de São João (3ªJo) - Fala dos Cooperadores da verdade. É uma carta de encorajamento.

Carta de Judas (Jd) - Escrita no final do séc. I. Tem como objetivo principal, não deixar que a fé se enfraqueça.

Apocalipse

Apocalipse é uma palavra grega que quer dizer: ‘Revelação’: Revelação de Jesus Cristo (Ap. 1,1) O Apocalipse de São João é o último livro da Bíblia. Nele o autor usou uma linguagem cheia de símbolos, porque se dirigia às comunidades que viviam em meio à perseguição romana, no fim do séc. I.

No post anterior vimos uma pequena síntese dos livros do Primeiro Testamento. Nesse post, a mesma coisa sobre os livros do Segundo Testamento (alguém poderá dizer que isto é pleonasmo, pois síntese quer dizer pequeno resumo), mas queremos reforçar e chamar a atenção que se trata realmente do mínimo de informações sobre cada livro, pois o estudo mais aprofundado será feito posteriormente, quando da abordagem de cada um dos livros. Nosso próximo post consistirá na terceira parte das Informações Gerais, abordando assuntos relevantes para nossos estudo.

Até lá. Fraterno abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário